Imprimir
Acessos: 81

TIC é um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

TIC na educação do Brasil. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos. O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem.

A adoção de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) pode melhorar e transformar significativamente os processos existentes na organização, sua correta aplicação pode trazer ganhos significativos, entretanto é necessário que a escolha e seleção da tecnologia a ser utilizada tenham por base as estratégias adotadas pela empresa (SACCOL et al., 2002). Nesse sentido convém salientar que, de acordo com Irani (2002), estudos empíricos sugerem que o desempenho financeiro das empresas possui menor relação com os investimentos em novas tecnologias, do que com o modo como controla seus recursos de TI. Portanto a adoção de TIC é apenas um passo, que demanda planejamento e avaliação, e precisa estar ancorado a um sistema de gestão e acompanhamento que garanta o melhor uso da tecnologia disponível, para a melhoria do desempenho organizacional.

Imersos numa cultura cibernética (LÉVY, 2000), onde os modos de fazer e agir sociais estão apoiados nas contemporâneas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), cada vez mais presenciamos a exigência e a necessidade de sua adesão em distintas práticas do dia-a-dia, como no trabalho e nas instituições de ensino. Como esclarece Oliveira (2007, p. xv) “Inicia-se o século XXI com um mundo diferente, dispondo de um sistema notavelmente abrangente e eficiente de comunicação e processamento de dados, onde já se misturam as tecnologias de telefonia, televisão e informática, por meio do que hoje se denomina Tecnologia da Informação e da Comunicação – TIC.”.

"Hoje é consenso que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a idéia do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável." ( ALMEIDA & PRADO (1999, p.1):